Partilhe esta Página


Religião
Religião

O que é religião? Qual a diferença de seita? Mitologia é religião? O que é heresia?

Religião deriva do termo latino "Re-Ligare", que significa " Religação " com o Divino. Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental ou conteúdo Metafísico, ou seja, que alem do mundo físico.
Sendo assim o hábito, geralmente por parte de grupos religiosos de taxarem tal ou qual grupo religioso rival de seita, não tem apoio na definição do termo. Seita, derivado da palavra latina "Secta", nada mais é do que um segmento minoritário que se diferencia das crenças majoritárias, mas como tal também é religião.

Heresia é outro termo mal compreendido. Significa simplesmente um conteúdo que vai contra a estrutura teórica de uma religião dominante. Sendo assim o Cristianismo foi uma heresia judaica assim como o Protestantismo uma heresia Católica, ou o Budismo uma heresia Hinduísta.

A Mitologia é uma coleção de contos e lendas com uma concepção mística em comum, sendo parte integrante da maioria das religiões, mas suas formas variam grandemente dependendo da estrutura fundamental da crença religiosa. Não há religião sem mitos, mas podem existir mitos que não participem de uma religião.
Mística pode ser entendida como qualquer coisa que diga respeito a um plano sobre material. Um "Mistério".


Presença da religião em toda cultura humana
Não há registro em qualquer estudo por parte da história, Antropologia, Sociologia ou qualquer outra "ciência" social, de um grupamento humano em qualquer época que não tenha professado algum tipo de crença religiosa. As religiões são então um fenômeno inerente a cultura humana, assim como as artes e técnicas.
Grande parte de todos os movimentos humanos significativos tiveram a religião como impulsor, diversas guerras, geralmente as mais terríveis, foram de ordem religiosa, estruturas sociais foram definidas com base em religiões e grande parte do conhecimento cientifico, "filosófico" e artístico tiveram como vetores os grupos religiosos, que durante a maior parte da história da humanidade estiveram vinculados ao poder político e social. Hoje em dia, apesar de todo o avanço cientifico, o fenômeno religioso sobrevive e cresce, desafiando previsões que anteveram seu fim. A grande maioria da humanidade professa alguma crença religiosa direta ou indiretamente e a Religião continua a promover diversos movimentos humanos, e mantendo estatutos políticos e sociais.
Tal como a Ciência, a Arte e a Filosofia, a Religião é parte integrante e inseparável da cultura humana, é muito provavelmente sempre continuará sendo.


--------------------Retirado do Jornal Muito Axé Ano1 - nº12 pág. 02 - Caxias do Sul - RS

 

#religiao